Esportes

Torneio de games agita Maricá

Alunos participam aprendendo. Foto: Alex Oliveira

Alunos do Escola Municipalizada de Inoã participaram do 1º torneio Intercolegial de Games, na manhã desta sexta-feira (27), em Maricá. O evento é realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Cerca de 50 alunos com idades entre 11 e 18 anos, que compreende do 5º ao 9º ano, participaram do campeonato. O objetivo do torneio é atender a todos os estudantes da cidade de escolas públicas e privadas, como forma de incentivar o surgimento de um "Cluster de Games", ou um grupo de afinidades em torno da cadeia produtiva na área dos jogos eletrônicos.

Aluno do 6º ano, Gabriel Tamburro, de 11 anos, relata que jogos auxiliam na aprendizagem.

"A 'gamificação' é a utilização dos jogos para aprender, o que eu posso aconselhar é jogar jogos que estimulem o conhecimento, como por exemplo o Minecraft, onde aprendemos sobre planos para o futuro, construção, urbanização e florestas. Todos devemos utilizar jogos construtivos", explicou.

O superintendentedente da Codemar, Thiago de Paula, explicou que o torneio tem como objetivo mostrar o que há por trás dos jogos.

"Oferecemos oficinas de gamificação à comunidade escolar. O aluno é um jogador e nosso objetivo é ensinarmos o que esta por trás dos jogos. Além de massificar essa política pública de inclusão, dando acesso aos alunos da cidade a uma indústria gigantesca", disse o superintendente.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias, ainda ressaltou que o torneio é um projeto que está conectado a construção de um parque tecnológico na cidade.

"Esse projeto não é pontual, ele está ligado a construção de um parque tecnológico em Maricá. Nosso objetivo é conectar a comunidade a um projeto maior, além de introduzir instrumentos de identificação e desenvolvimento de talentos", explicou.

Segundo a diretora da escola, Renata Coube, o projeto serve como um facilitador para o ensino.

"Esse torneio de jogos eletrônicos são muito interessantes, o jogo selecionado para esse ambiente é um facilitador de estímulos múltiplos, como autocontrole, colaboração, curiosidade e criatividade, que garante uma participação maior na escola', esclarece.

O Torneio Intercolegial de Games de Maricá envolve cerca de 2500 alunos, atuando em 50 escolas (municipais, estaduais e particulares), num total de 300 atividades, que acontecem até dezembro.

Parque Tecnológico

As obras de construção do Parque Tecnológico de Maricá, que será construído no bairro de Ubatiba, deverão começar em meados de 2020 em uma área de 1,2 quilômetros.

O local contará com estratégias específicas para o desenvolvimento de Arranjo Produtivo Local (APL) nos segmentos de: Indústrias de Óleo e Gás, Saúde, Games, Indústria Eco Agrossilvipastoril, Construção Civil, Engenharia Ambiental e de Recursos Energéticos, Engenharia Naval/Submarina e Tecnologia de Base da chamada Indústria 4.0.

< Inaugurado 1º Centro de Castração para cães e gatos em São Gonçalo Abel Braga é o novo técnico do Cruzeiro <